EN
 
       
   
 
       
         
 

 

 

 
diversos
O Culto do Espírito Santo
ANTONIETA COSTA
 

A obra fundamental para compreender as raízes pré-cristãs do culto português do Espírito Santo.

 

Antonieta Costa expõe-nos nesta importante obra para a compreensão de um dos fenómenos mais interessantes da cultura portuguesa, o Culto do Espírito Santo, como a espiritualidade
milenar baseada numa relação mágica com a Natureza se mantém viva nos Açores. A presença viva do Espírito Santo nessas ilhas de fogo atlânticas é atestada por dezenas de narrativas de milagres operadas pelo Paracleto e recolhidas pela autora.

"O Culto do Espírito Santo, assim como a maior parte das festividades tradicionais Açorianas, não pode ser entendido, em toda a sua simbologia e valor, ou seja, como conjunto de importantes manifestações espirituais do passado, se observado apenas a partir do seu contexto insular, de pouco mais de quinhentos anos. Do mesmo modo, ao investigar esse passado, mesmo o inscrito no território nacional, a manifestação perde coerência se observada apenas no contexto Cristão, pois de facto, as suas raízes e lógica reportam-se a situações, e crenças muito anteriores."
Antonieta Costa

 
  Antonieta Costa é natural da ilha Terceira. Licenciada em Sociologia pela Universidade de Maryland, em 1983, fez Mestrado em Administração Pública na Universidade de Troy State Alabama, com especialização em Sociologia de Organizações, em 1986, é Doutorada em Psicologia Social e das Organizações no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em 1998. Tem um invejável número de publicações pessoais, dentre as quais destacamos O Poder e as Irmandades do Espírito Santo, de 1999.
 
Título: O Culto do Espírito Santo / The Cult of the Holy Spirit
Autor: Antonieta Costa
ISBN: 972-8605-88-9
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 240 | Edição biingue | Capa mole
Preço:17,00 15,30 €
   

   

       
 
         
     
         
topo mailing