EN
 
       
   
 
       
         
 

 
 
 
 

 

 
esoterismo e
tradiÇÃo portuguesa
Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos
josÉ MANUEL ANES
 

José Manuel Anes oferece-nos um estudo detalhado e rigoroso, com toda a credibilidade científica que já lhe é conhecida.

 

"A ciência oculta não é saber certas coisas; é sabê-las ocultamente, i.e. o modo oculto de as fazer."
Fernando Pessoa

"O significado real da iniciação é que este mundo visível em que vivemos é um símbolo e uma sombra, que esta vida que conhecemos através dos sentidos é uma morte e um sono, ou, por outras palavras, que o que vemos é uma ilusão. A iniciação é o dissipar – um dissipar gradual e parcial – dessa ilusão."
Fernando Pessoa

"José Manuel Anes oferece-nos um estudo detalhado e rigoroso, com toda a credibilidade científica que já lhe é conhecida, aliada à sua hábil – e rara! – neutralidade na exposição destas matérias. (...)
Através da leitura deste estudo de José Manuel Anes, sentimos reforçada a ideia de que a apetência por parte de Pessoa para as questões esotéricas – hermetismo, alquimia, cabala, misticismo, magia, gnosticismo, mediunismo, astrologia, maçonaria, templarismo, rosa-crucianismo, teosofia, etc. – não se desenvolve de todo como um mero pré-texto para a sua criação literária, i.e., uma mera apropriação de temas esotéricos para ilustrarem tematicamente a sua obra poética, mas muito pelo contrário, o recurso ao esoterismo parece ser o verdadeiro modo de ser, a verdadeira vivência da sua vida e da sua obra poética."
Paula Cristina Costa, In Prefácio

3.ª Edição
Título: Fernando Pessoa e os Mundos Esotéricos
Autor: José Manuel Anes
ISBN: 972-8605-44-7
Formato: 16X23 Cm | Nº de Páginas: 216 | Capa mole
ESGOTADO
         
         
 
         
     
         
topo