EN
 
       
   
 
       
         
 

 
 

 

 
Esoterismo e TradiÇÃo Portuguesa
As Sandálias do Mestre
adalberto alves
 

O Islão Iniciático na Formação de Portugal. Do vencedor do "Prémio Sharjah para a Cultura Árabe" 2008, atribuído pela Unesco.

 

Na demanda das raízes de Portugal encontramos um arco atlântico que integra as influências célticas do norte e o impressionante contributo islâmico da rica civilização do al-Andalus. Mas o Ocidente Peninsular, o nosso território, foi palco privilegiado da acção de mestres sufis, ou seja, da vertente mais esotérica e tolerante da cultura islâmica. É nesse quadro que emerge um dos grandes sábios de todo o Mediterrâneo, Ibn Qasî, que Adalberto Alves estuda em profundidade nesta obra fazendo inspiradas relações com a ciência actual. Em paralelo dá a conhecer a riqueza que o reino português herdou da cultura muçulmana e um interessante facto histórico do século XII: a aliança secreta entre o templário D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal, e o sufi Ibn Qasî.

Uma obra absolutamente imprescindível para melhor conhecermos as nossas raízes e meditarmos sobre as grandes questões da vida e do universo.

«(…) algumas percepções de fundo podem hoje considerar-se como adquiridas pela Ciência, a mais importante das quais, seja através da Teorias dos Quanta seja através da Relatividade, é a de que existe uma total unidade no Universo ordenado, dir-se-ia orquestrado, na sua mais secreta natureza, por uma intransponível unicidade. (…) Como não nos vir à ideia a Unicidade do Ser, ou da Existência (…) como uma das perspectivas nucleares do Sufismo?»

Adalberto Alves

«É meu fervente desejo, e imagino também que o de milhares de leitores deste livro, que o despertar do génio de Ibn Qasî, fortemente evocado (…), permita uma nova compreensão histórica, uma nova Geografia Sagrada nas ditosas terras de Portugal e um novo ima­ginário mítico no coração de cada um.»

José Carlos Fernández
In «Prefácio»

 

 
Título: As Sandálias do Mestre
Autor:Adalberto Alves
ISBN: 978-989-8092-54-0
Formato: 17X24 Cm | Nº de Páginas: 430 | Capa mole
Preço:INDISPONÍVEL
         
         
 
         
     
         
topo mailing